O que a estratégia da Disney pode te ensinar sobre marketing?

O que a estratégia da Disney pode te ensinar sobre marketing?

A Disney é uma das empresas mais bem sucedidas do mundo, ela mexe com o imaginário, o sonho das pessoas, e consegue despertar a emoção. Mas, qual a estratégia utilizada para encantar as pessoas, e como podemos utilizar elementos dessa estratégia no nosso negócio. É exatamente isso que veremos agora.

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Quem nunca sonhou em ir para Disney? Quando escuta essa palavra, quais emoções desperta em você? Impossível ouvir o nome, e não sentir algo, certo? É esse impacto que você precisa despertar em seus clientes. Acompanhe e descubra como fazer isso

Neste post você vai ver

  • Conheça a estratégia criativa da Disney
  • Veja como aplicar em seu negócio

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Conheça a estratégia criativa da Disney

Planejamento criativo de resultados, esta é a principal lição da estratégia criativa da Disney que veremos agora. Muitas pessoas sofrem por não conseguirem criar, ou por criarem estratégias sem um objetivo concreto. A Disney praticamente eliminou esses problemas com um método.

A estratégia criativa da Disney é uma excelente ferramenta para o brainstorming e o desenvolvimento de ideias. Ela foi criada Robert Dilts para moldar o pensamento das pessoas. Desse modo, para essa estratégia são usados três papéis sequenciais, Sonhador, o Realista e o Crítico. Assim, cada membro da equipe deve desenvolver as 3 características durante a execução dos trabalhos. Veremos agora, cada uma delas.

  • sonhador: A primeira fase é a do sonhar e mexer com o imaginário. Dessa forma, vcê e seu grupo se concentram na livre associação de ideias. A chamada chuva de ideias. Anote todos os pensamentos que vierem em sua mente, por mais malucos que sejam!
  • Realista: Em seguida, é hora de ser realista e decidir quais de suas ideias são realmente possíveis ou práticas. Ou seja, você separa o ‘o joio do trigo’, e avalie o que realmente pode ser realizado no mundo real.
  • Crítico: Na última fase você organiza as ideias que serão executadas e faz um planejamento amplo, pensamento em todos os detalhes. Pense na logística, nos recursos, nos objetivos, e nas consequências!

Contudo, para a estratégia funciona, todos os membros da equipe precisam estar na mesma energia. E seguirem as 3 fases à risca.

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Veja como aplicar em seu negócio

Na teoria pode parecer fácil, mas na prática é complicado incorporar os 3 passos no início. Por isso, você como gestora ou líder de equipe precisa buscar as ferramentas para que o processo funcione.

Cenário – atmosfera

É interessante, por exemplo, realizar cada etapa em um cenário diferente. Caso você tenha 3 salas, utilize. Mas, se só houver uma, não tem problema. Mude o cenário. Na fase do sonhador, crie um ambiente que desperte a criatividade com cartazes, espaço para desenhar, deixe a sala lúdica. Já na fase do realista, é interessante que o espaço fique mais neutro. E na parte crítica, traga dados, passe um documentário curto ou filme que remeta ao cenário. É importante as pessoas perceberem a mudança de atmosfera.

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Postura

Outro cuidado essencial é com a postura. Estimule a criatividade na parte sonhadora, deixando claro para as pessoas que é necessário liberar a mente, você pode propor um exercício de meditação antes desta fase inclusive. Mas todos precisam ficar a vontade.

Na fase realista, faça questionamentos que mostre os problemas de algumas ideias. Pois, é importante que todos cheguem juntos à conclusão do que pode e o que não pode ser executado naquele momento.

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Já na fase crítica, você incorpora o pessimista. Pense em tudo que pode dar errado e estimule o time a criar estratégias para combater aquelas possíveis interferências. Deixe claro que as críticas são às ideias e não às pessoas, para que o clima continue harmônico.

Pronta para aplicar esta estratégia em sua equipe? Continue acompanhando o blog para ter mais dicas como esta! Conte comigo para aplicar esta e outras estratégias no seu negócio!

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