Por que é importante humanizar a marca

Por que é importante humanizar a marca

Ter uma marca humanizada faz toda a diferença para seu negócio, e suas relações com seus clientes. Vamos entender um pouco mais essa importância!

O que é humanizar a marca?

Humanizar uma marca é traze-la para perto do humano, com sentimentos, desejos e expectativas. Além disso, acolher, apoiar causas sociais, ou contar a história de pessoas reais. Essas ações fazem as empresas parecerem mais humanas aos olhos de seus consumidores.

Algumas dicas para humanizar

Em primeiro lugar, crie uma comunicação informal. Enquanto algumas empresas acreditam que uma boa comunicação é formal, isso causa estranheza na maioria dos consumidores. Dessa forma, cria uma distancia com seu cliente, indo contra o conceito de humanização.

Conheça seu cliente e fale a língua dele. Uma comunicação informal não pode diminuir a seriedade das falas de sua empresa. Deve ser objetiva, eficaz e empática.

Depois, apresente seus bastidores. As pessoas se identificam com pessoas. Por esse motivo, você pode contar histórias de pessoas reais que fazem parte do seu negócio.

Crie vídeos simples, contando as histórias e o dia-a-dia de seus colaboradores. Isso vai criar aproximação com seus clientes. eles vão sentir-se parte da história.

Finalmente, tenha atendimento humanizado. Ou seja, acolha, escute e tenha empatia com o cliente. Seus colaboradores precisam ter inteligência emocional e experiência.

Contudo, tenha em mente que ser humanizado, não é apenas ser gentil. É preciso que o consumidor sinta-se único e tenha seu problema resolvido. Com isso, a relação deve ser construída, mantenha o diálogo sem ser invasivo e tenha sempre coleta de feedbacks para acompanhar esse relacionamento.

Dessa forma você pode ajustar seu caminho a qualquer momento.

Marca humanizada – importância

Com toda a certeza, você já percebeu que o comportamento do cliente mudou. Hoje. ele procura empresa onde ele receba atendimento personalizado, além de uma experiência inovadora.

Neste sentido, as pessoas querem se relacionar com empresas que sejam transparentes, tomem posição, defendam causas e tenham valores em que elas acreditam.

Sendo assim, esse conjunto de coisas, cria uma confiança nos clientes, gerando fidelidade, credibilidade e reputação no mercado.

Porém, lembre-se, esse é um trabalho de construção. A cada contato com seu cliente é um momento de encantar e gerar empatia.

Dessa maneira, seu ponto não pode ser apenas vender. Mas, sim gerar relacionamento. Entretanto, tenha cuidado! É preciso ter ações verdadeiras e humanas, cuidado com discursos vazios, seus clientes reconhecem!

Alguns exemplos de sucesso na humanização da marca

Enfim, existem exemplos de empresas que já fizeram esse trabalho e hoje tem um racionamento com seus clientes muito mais próximo. E os resultados alcançados por essas empresas mostram que é um trabalho que vale muito a pena!

Só para exemplificar, vamos conhecer alguns desses casos de sucesso!

Nubank

Decerto que surgiu com a vontade de diminuir a burocracia nos serviços financeiros. Sua estratégia principal de humanização é apresentar uma linguagem próxima, tratando o cliente como amigo.

Além disso, tem o fator “wow” de encantamento. Envia cartinhas e brindes personalizados aos clientes.

Magazine Luiza 

Certamente, foi a criação da Lu, personagem virtual do Magalu, que marcou o começo da humanização. Dessa forma foi criada aproximação de publico junto com a revitalização da marca. Também, sua comunicação informal e leve, em todos os canais de comunicação, agradou em cheio aos clientes e levou a humanização a um novo status.

 Quem disse, Berenice?

.Para finalizar, temos a Quem Disse, Berenice? que inovou em sua campanha no Facebook. Onde mostra mulheres reais e valoriza o poder delas fazerem o que quiser com suas vidas, desde não usar maquiagem até filhos e tatuagens. Os comentários da campanha mostram todo engajamento dos clientes e consequente simpatia com a marca.


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